Viña del Mar: Conheça as principais atrações da Cidade Jardim

Depois de Valparaíso é a vez de falar de Viña del Mar, a vizinha litorânea mais “sofisticada” e que atrai turistas de todo o país. Conhecida como “La Ciudad Jardín”, ou Cidade Jardim em português, a cidade abriga aproximadamente 300 mil habitantes.

E, se em Valpo não se pode dar um mergulho por ser uma área portuária, em Viña não faltam pessoas em trajes de banho. Pois é, os chilenos reservaram esse pedaço litorâneo para aproveitar as delícias da praia, muito embora seja difícil conseguir dar um mergulho nas águas congelantes do Pacífico (não sei você, mas para mim é impossível!).

chile 2007 26 grandeDSC00929 grandechile 2007 6 grandechile 2007 9 grande

Para os friorentos como eu, o jeito é aproveitar a areia para tomar um sol. Por serem muito bem cuidadas – com direito a belos coqueiros e espreguiçadeiras – as praias têm aquele “quê” de Miami Beach, sendo Reñaca a mais badalada da região. Mas vale também dar uma esticada até Concón, um município próximo que pertence à cidade e dispõe de várias dunas à beira da praia. Recomendo subir no topo das dunas no final do dia para apreciar a vista durante a “golden hour”. Basta permear os chamativos prédios à beira-mar construídos em degraus como uma escada.

chile 2010 2

DSC08118

A cidade de Viña del Mar em si não é diferente da costa: super bem cuidada. Além disso, é bem preparada para receber turistas e dispõe de diversos eventos culturais ao longo do ano, como o Festival de La Canción e o Festival de Cine, além de ótimas opções de hotéis e restaurantes (mas isso já é assunto para outro post!).

O que não pode faltar no roteiro de quem vai pela primeira vez é: passar pela Plaza José Francisco Vergara, no centro da cidade e, quem sabe, andar em uma das carruagens que ficam ali paradas. De lá, a próxima parada obrigatória é dar um giro pelo Parque Quinta Vergara, onde há uma feirinha de artesanato e o anfiteatro onde acontece o festival de música.

Aproveite o próximo dia para conhecer o Teatro Municipal, observar a estátua La Defensa de Rodin, em frente ao Palácio Carrasco e visitar o Museu Fonck.

Quando estiver passeando pela praia, dê uma passada – e divirta-se – no Casino de Viña Del Mar. Por ali, andando pela orla, você provavelmente avistará o Castillo Wulff, um castelinho fofo construído sobre as pedras do mar. Se quiser, vá até ele para apreciar a vista lá do alto. E, por fim, não se esqueça de tirar uma foto em frente ao Relógio de Flores, principal cartão-postal da cidade.

chile 2007 11 grande chile 2007 27 grande DSC08066 DSC08050 Fotos Chile (251) grande Fotos Chile (217) grande

*É possível se locomover entre Viña e Valparaíso de metrô, de ônibus ou de “coletivo”, uma espécie de táxi que, assim como os ônibus, tem um roteiro definido e vai pegando gente pelo caminho. Todos os chilenos usam esse tipo de transporte e é bem barato.

Publicado por Bruna Aranguiz

Paulistana, jornalista e viajante. Vivendo na Irlanda.

2 comentários em “Viña del Mar: Conheça as principais atrações da Cidade Jardim

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: