Punta del Este: sol, luxo e bons restaurantes no litoral uruguaio

De vez em quando é interessante viajar sem saber o que esperar. Foi o que aconteceu comigo no início deste ano quando fui para Punta del Este, no Uruguai, a convite do Hotel Conrad.  O balneário de luxo do Uruguai nunca tinha chamado minha atenção e, para falar a verdade, eu nunca tinha lido nada a respeito.

Fui para Punta meio que às pressas e pronta para o que viesse. Descobri que a cidade banhada pelo Oceano Atlântico e pelo Rio da Prata fica localizada no departamento de Maldonado. De uns tempos pra cá, o local se tornou um destino de luxo e retiro de alguns milionários, que se aglomeram principalmente nos bairros de San Rafael e Beverly Hills.

punta 1
punta 2
punta 4

Algumas das “casinhas” nada modestas pertencem a figuras conhecidas, como as do milionário Alexandre Grendene, Shakira, Julio Iglesias e David Beckham. Punta del Este é muito bem cuidada e a qualidade de vida dos habitantes é notável. A cidade é de fato a Saint Tropez da América Latina, como costumam dizer por aí.

punta 14
punta 3

À noite, o clima é de badalação, especialmente na região de La Barra e La Mansa. As festas nas boates começam ainda mais tarde do que no Brasil e não faltam opções para dançar até o sol nascer – e depois ainda dar um pulinho no mar, se tiver fôlego!

Na região do Porto é onde você encontrará restaurantes e barzinhos para passar a noite “mais tranquilamente”. Mas, verdade seja dita, as praias não chegam nem aos pés das do Brasil e a água é muito gelada. Mas a organização e o sossego do lugar são os grandes atrativos. E quando digo sossego, quero dizer tanto de paparazzis (para os famosos, claro) quanto em relação ao baixíssimo índice de violência. Soma-se à isso, a ótima variedade de bons hotéis e restaurantes. A dica é ir entre os meses de setembro e abril, quando o índice de chuvas é menor. Mas, lembre-se: é a alta temporada e, portanto, tudo fica mais caro.

punta 5

Aos turistas de primeira viagem como eu, tirar uma foto em frente a famosa escultura La Mano e conhecer a Casapueblo são passeios indispensáveis. A gigantesca mão que surge da areia na Praia Brava foi construída pelo artista chileno Mario Irarrazabal e se tornou um dos cartões-postais de Punta.

punta 7
punta 8

Já a Casapueblo serve de moradia e ateliê do artista plástico uruguaio Carlos Paéz Vilaró, um senhorzinho fofo que tive a sorte de encontrar quando estive ali. De vez em quando ele aparece para autografar seus trabalhos. A casa, enorme, fica aberta aos turistas e ainda abriga um hotel e um restaurante. O melhor horário para visitar é ao entardecer, quando o poema “Cerimonia Del Sol” de Vilaró ecoa nas caixas de som espalhadas pela casa ao mesmo tempo em que o sol se despede. Simplesmente inesquecível.

Uma ida até o Hotel Conrad à noite também vale a pena. Um dos mais luxuosos da cidade, o estabelecimento abriga dois ótimos restaurantes, um teatro – onde assistimos a uma apresentação de tango – e o famoso cassino, que apesar de pequeno, garante a diversão de muitos turistas.

Se estiver com tempo, não deixe de ir até José Ignacio, a 45 km de distância do centro de Punta. Este antigo vilarejo de pescadores se transformou em destino de luxo, com praias bem frequentadas. Eu e outros jornalistas nos sentamos no La Huella, um parador (como eles chamam os quiosques de praia) com estilo rústico, todo em madeira. Super pitoresco, mas também lotado de gente endinheirada.

punta 12
punta 11
punta 13

Não se surpreenda se der de cara com algum famoso. Apesar disso, surpreendentemente, os preços não são absurdos. Mas chegue cedo, pois o lugar costuma estar sempre lotado. Aproveite para se refrescar com uma jarra de Clericó, uma espécie de Sangria feita com vinho branco e servida bem gelada com pedaços de fruta. Ah, e não se esqueça de parar em um super mercado para comprar o famoso doce de leite La Pataia, simplesmente o melhor que já provei. Quem tiver interesse, é possível conhecer a fábrica na Fazenda La Pataia.

*Bruna Aranguiz viajou a convite do Hotel Conrad

Publicado por Bruna Aranguiz

Paulistana, jornalista e viajante. Vivendo na Irlanda.

6 comentários em “Punta del Este: sol, luxo e bons restaurantes no litoral uruguaio

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s