Irlanda: 6 pubs imperdíveis para conhecer em Dublin

Depois de quase dois anos vivendo na Irlanda, se tem algo que tive a chance de conhecer bem foram os pubs. Eles estão por todos os lados, em cada esquina, literalmente. Como diria o escritor irlandês James Joyce: “um bom quebra-cabeça seria atravessar Dublin sem passar por um pub”.

O tempo chuvoso, o vento forte e as temperaturas baixas da Irlanda talvez expliquem bem a forte cultura dos pubs. Aqui o sol parece não querer dar as caras e no verão o termômetro raramente ultrapassa os 20 graus, além de não durar mais do que algumas poucas semanas. O resto é inverno e haja cerveja para aguentar!

Sair de casa, portanto, não é tarefa fácil e acredito que por isso mesmo os pubs são, para os irlandeses, uma espécie de segunda casa. E você encontrará dentro deles pessoas de todas as idades. A palavra pub é, na verdade, uma abreviação de “public house” (casa pública). Não à toa eles estão abertos o dia todo e você talvez se surpreenda ao saber que poderá tomar um café da manhã (especialmente o tradicional “irish breakfast”), almoçar ou jantar em algum destes estabelecimentos, além de degustar uma cevada, claro.

Não há como conhecer a Irlanda sem entrar em algum desses estabelecimentos. Por isso fiz uma pequena lista com pubs imperdíveis de Dublin para quem estiver de visita. Entre eles, os mais tradicionais e também os mais inusitados da cidade.

Peça a sua “pint” (copo de cerveja de 500ml), sente-se numa mesa e brinde dizendo “Sláinte!” – “saúde” em gaélico, o dialeto irlandês.

O’Neill’s

Oneills 3

Este foi o primeiro pub que pisei logo que desembarquei na Irlanda. Escolha mais que certa, pois é até hoje um dos meus preferidos. Assim como muitos outros pubs da cidade, a fachada engana e ele é muito maior por dentro do que parece. O interior é um labirinto de mesas, balcões e escadas que levam a mezaninos e ambientes escondidos. A decoração é tradicionalmente irlandesa, com mesas de madeira, quadros variados nas paredes, luz baixa e mesas onde você pode servir sua própria cerveja, entre elas a famosa Guinness. Há ainda música irlandesa ao vivo todas as noites.

2 Suffolk Street, Dublin 2
+353 1 679 3656
http://www.oneillsbar.com/

The Bernard Shaw

Bernard shaw

Nomeado em homenagem ao escritor irlandês Bernard Shaw, a grande atração é o ônibus dentro do próprio estabelecimento. O lugar possui uma área aberta com mesas e jogo de sinuca. A parte exterior é onde o ônibus está “estacionado”. Pegue uma carona no veículo e sente-se para pedir uma das pizzas servidas no local. Na parte de dentro, DJ’s animam as noites de fim de semana.

11-12 Richmond St S,
Dublin 2
+353 85 165 8406
https://www.facebook.com/thebernardshaw

The Brazen Head

the brazen head

FullSizeRender (2)

Inaugurado em 1198, este é nada menos que o pub mais antigo da Irlanda. A fachada remonta o charme do passado e os mais de 800 anos de história foram marcados pela presença de importantes nomes da literatura, como o já citado James Joyce. O pub conta com diversos ambientes, diferentes um do outro, e em um deles é possível curtir a música ao vivo. Animação garantida (adoro música irlandesa!)

Além das cervejas, aproveite para experimentar o “Seafood Chowder”, uma sopa de frutos do mar, que custa menos de 10 euros, ou um dos tradicionais pratos irlandeses. É bom estar com fome, pois os pratos em todos os pubs são sempre bem servidos.

20 Bridge Street Lower, Dublin 8
+353 1 677 9549

http://www.brazenhead.com/

Johnnie Foxie’s

JohnnieFoxs

FullSizeRender

Situado no alto das montanhas, é também um dos mais antigos pubs da Irlanda. Foi inaugurado em 1798 e está a cerca de 30 minutos de carro de Dublin. O principal destaque do cardápio são os frutos do mar.

Quando fui estava com meu marido e pedimos o “Lover’s Platter”, um modesto prato de dois andares que serve duas pessoas, com variados tipo de frutos do mar – camarões, ostras, mexilões, siris e salmão defumado. O preço é 75 euros, mas há pratos a partir de 10 euros.  Também há música ao vivo todas as noites e, aos fins de semana, há apresentações durante a tarde, das 15h30 às 17h30.

Glencullen,

Co.Dublin

+353 1 295 5647

https://www.jfp.ie/

The Temple Bar

the temple bar

Cartão postal de Dublin, este pub inaugurado em 1840 é parada obrigatória e localiza-se bem no meio da região que leva o mesmo nome. O bairro Temple Bar é palco da principal vida noturna da cidade.

A fachada vermelha e charmosa do pub The Temple Bar é ponto perfeito para uma foto e não faltarão turistas na frente do local com suas câmeras em ação. Já no interior, o ambiente é aconchegante, mas costuma estar sempre cheio. Programe-se para chegar cedo se quiser conseguir uma mesa. Música irlandesa ao vivo também anima as noites dos visitantes.

47/48 Temple Bar,

Dublin 2

+353 1 672 5286

http://www.thetemplebarpub.com/

The Porterhourse

the porterhouse

Também na região do Temple Bar, encontra-se o The Porterhouse, que serve apenas cervejas artesanais, de fabricação própria. Apesar de relativamente novo – aberto em 1996 – a decoração interna segue a linha dos pubs tradicionais ao longo dos seus quatro andares. Às quintas-feiras, bandas de rock se apresentam e atraem uma clientela mais jovem.

Na casa são produzidas 11 cervejas de diferentes estilos – Ale, Pale, Lager, Pilsner, entre outros. São elas: Plain Porter; Oyster Stout; Wrasslers 4X; Hop Head; Red; Dublin Pale Ale; An Brain Blásta; TSB; Temple Bräu; Hersbrucker e Chiller.

O The Porterhouse é uma rede e está presente em outros endereços na Irlanda, além de possuir uma unidade em Londres e outra em Nova York.

16/18 Parliament Street, Dublin 2
+353 1 679 8847
http://www.porterhousebrewco.com/

Publicado por Bruna Aranguiz

Paulistana, jornalista e viajante. Vivendo na Irlanda.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s