Conheça Petros, o pelicano-celebridade de Mykonos

Ele caminha lentamente e com pose de dono da cidade, quase que desfilando em meio a roda de turistas que se empurram para tirar uma foto enquanto ele passa. Este é o pelicano Petros. Batizado assim pelos locais, ele provavelmente não aparecerá nos principais guias turísticos, mas é certamente uma atração e tanto para os visitantes.

Petros vive nas ruas de Mykonos há vários anos. Não se sabe ao certo sua idade, mas o curioso é que este tipo de pássaro não é comum nas ilhas gregas. Reza a lenda que o pelicano foi encontrado ferido e recebeu cuidados de alguns pescadores da ilha após uma tempestade. Desde então vive por lá tranquilamente e virou o mascote da cidade.

Eu não sabia da existência de Petros até conversar com um casal que conhecemos em Santorini e que estava vindo de Mykonos. Fiquei curiosíssima para ver o tal Petros passar e perguntei onde poderíamos vê-lo. Mas a questão é: não dá para saber. É pura sorte. Aparentemente ele passa quase todos os dias nas ruas do centrinho de Chora, a capital da ilha.

Quando chegamos em Mykonos, acabei me esquecendo do Petros e provavelmente me lembraria e teria ficado chateada de não tê-lo visto só quando já tivesse voltado para casa. Mas eis que no nosso último dia, eu e meu marido decidimos nos sentar nas mesas de fora de um restaurante para tomar um café. Poucos minutos depois o Alex me chamou a atenção para algo que vinha vindo logo atrás de mim. Lá estava ele, caminhando em nossa direção tranquila e lentamente. Alguns resolvem passar a mão e outros observam e tiram fotos. Eu mesma não sabia bem o que fazer, se observava, se gravava um vídeo ou tirava fotos.

Fiquei impressionada com o tamanho dele (bate quase na minha cintura) e com a cor das penas que formam um rosa perolado lindíssimo. Petros é mesmo uma atração à parte. Por isso, se estiver em Mykonos fique de olho quando estiver caminhando pelas ruelas de Chora, ele pode aparecer a qualquer momento. Boa sorte! 🙂

Publicado por Bruna Aranguiz

Paulistana, jornalista e viajante. Vivendo na Irlanda.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s