A capital escocesa possui apenas um aeroporto, o Aeroporto de Edimburgo (EDI), localizado a aproximadamente 12 km da cidade. E basta descer do avião para notar um detalhe inesperado: a organização com a qual os visitantes são recebidos.
Não sei sei foi pura sorte de “principiante”, digamos assim, mas fiquei impressionada com a eficiência no setor de controle de bagagem. Tem lugares marcados para cada pessoa esperar ao lado da esteira. Ou seja, ninguém precisa ficar se amontoando na fila e pressionando a amiguinho da frente a ir mais rápido. O tempo de espera para ter a bagagem vistoriada é curto e sem estresse.
Passada as burocracias da imigração, é hora de sair do aeroporto e chegar até a cidade. E isso também não é problema em Edimburgo. Até mesmo a opção mais barata é bem eficiente e não leva muito tempo. Com essas infos você não terá problema pra chegar até a cidade. 😉
Lothian Buses:
Esta é a opção mais barata de todas, mas um pouco mais demorada – leva cerca de 1 hora – pois o ônibus atravessa toda a cidade. Ele faz parte da linha municipal de Edimburgo, operada pela Lothian Buses, e por isso a tarifa é a mesma de um ônibus comum.
Você só precisará esperar pelo de número 35 em um dos pontos que ficam logo na saída das chegadas/desembarque. O bilhete custa 1.50 libras e a parada final é o Ocean Terminal.
Para ficar na região central fique atento para descer na Royal Mille/High Street. Essa linha percorre a cidade das 6am até meia-noite durante os dias de semana. E de sábado e domingo das 7:30am à mei-noite.
Veja aqui o trajeto do ônibus.
Ônibus – Airlink:
Essa é a opção que escolhi para fazer o trajeto aeroporto-centro. É o equivalente ao Airlink que costumo usar aqui em Dublin e considero ser o melhor custo-benefício. Além da praticidade, o preço é em conta e o trajeto até a região central não leva mais do que meia hora.
O Airlink faz parte da Lothian Buses, mas é uma linha especial que opera somente entre o aeroporto e o centro da cidade. Assim que sair do aeroporto vire à esquerda e logo na porta você encontrará o ponto do ônibus, onde deverá procurar pelo de número 100, ou simplesmente ficar de olho no logo do Airlink, que é estampado em todos os lados do veículo – fácil, fácil de ver.
O valor da viagem é de 4.50 libras de ida ou 7.50 libras com a ida e volta. O serviço funciona 24 horas por dia, com saídas a cada 30 minutos.
Desça no ponto da Waverly Station e você estará no centro de Edimburgo.
Veja mais informações aqui.
Tram:
O tram, ou metrô de superfície de Edimburgo, é outra opção confortável e prática para ir até o centro.
A viagem só de ida custa 5 libras e a com retorno incluso sai por 8 libras. Os tickets podem ser comprados com dinheiro ou cartão de débito/crédito nas máquinas automáticas presentes em todas as estações de trem.
A viagem, assim como com o Airlink, leva em torno de 30 minutos e passa a cada 10 minutos. O ponto de descida é na Waverly Station.
Mais informações aqui.
Táxi:
Não perca tempo tentando encontrar táxis coloridos ou com cores chamativas. Assim como em Londres e no restante do Reino Unido, os táxis em Edimburgo são pretos. No aeroporto, eles ficam localizados no hall de chegada, em local um pouco mais afastado de onde saem os ônibus.
O trajeto até o centro da cidade pode custar entre 20 e 25 libras.
Aqui você encontra mais informações.