Canadá: conheça o charme e tranquilidade de Niagara-on-the-Lake

A algumas horas de Toronto todo o ritmo frenético da cidade grande dá lugar à típica paz interiorana de uma cidadezinha que é puro charme: Niagara-on-the-Lake parece ter parado na história. Com estilo vitoriano, sem cercas ou qualquer tipo de proteção, as construções foram tombadas e o local é repleto de casinhas que mais parecem de boneca. Impossível não se encantar!

Apesar do seu tamanho enxuto – composta por pouco mais de 15 mil habitantes -, Niagara-on-the-Lake chegou a ser capital da colônia inglesa da região hoje chamada de Ontario, mas perdeu o posto por ser muito próxima dos Estados Unidos.

Mas os tempos de glória continuam firmes. Destino de alto padrão, é comum ver casas à venda pela Sotheby’s e nenhuma por menos de 1 milhão de dólares. O charme bucólico com clima romântico também atrai muitos casais que vão para passar lua-de-mel. Mas você encontrará também muitas famílias e turistas que passeiam por lá apenas para apreciar a beleza do lugar. Para isso, muitas carruagens ficam à postos oferecendo aos visitantes pequenos tours pela cidade e nos fazem sentir ainda mais numa época distante.

DSC08166
Passeio de carruagem com uma companhia canina =)
IMG_1181

O município possui ainda uma posição privilegiada por estar a 38 km de Niagara Falls – cidade batizada assim por ser palco das Cataratas do Niagara, uma das sete maravilhas do mundo. É possível conhecer as duas regiões no mesmo dia. Mas um final de semana é o ideal para passear sem pressa e, inclusive, aproveitar para conhecer algumas das inúmeras vinícolas da região.

Apesar de não serem muito conhecidos internacionalmente, os vinhos canadenses são de qualidade surpreendente. Já os “Ice Wines”, néctar extraído de uvas congeladas, se tornaram ícone do país. O sabor é docinho e vai super bem com sobremesas.

Na região de Ontário há mais de 100 vinícolas – a maioria delas estão agrupadas nas proximidades de Niagara-on-the-Lake. Para quem gosta de conhecer um pouquinho de cada, a dica é ir durante o mês de maio, quando é primavera e é possível fazer um tour por 27 vinícolas. O Passeio Wine and Herb acontece de sexta a domingo e sai por aproximadamente 43 dólares canadenses.

Tive a chance de conhecer a vinícola Inniskillin e adorei a experiência mesmo não sendo muito fã de vinhos. O tour começa com um passeio pela fábrica, onde é possível entender como acontece todo o processo de produção, e segue pelo subsolo, onde a bebida é armazenada nos barris.

O passeio segue então para a parte de fora, onde as uvas são plantadas e termina com uma degustação de 4 ice wines harmonizados com 4 sobremesas diferentes. No meio do tour os visitantes ainda recebem uma taça de vinho acompanhada de ostras.

DSC08217

DSC08216

DSC08203

Quem está com viagem marcada para Toronto, fica a dica: dê uma esticadinha até as cidades de Niagara-on-the-Lake e Niagara Falls. Este site oferece informaçãoes sobre outros tours pelas vinícolas e outras atrações da região: http://wineriesofniagaraonthelake.com/

Publicado por Bruna Aranguiz

Paulistana, jornalista e viajante. Vivendo na Irlanda.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s